sábado, 12 de setembro de 2009

ARQ!TOUR - Farol do Jaguaré


O ARQ!BACANA está com inscrições abertas para o próximo passeio promovido pelo portal, com apoio do Senac. A ideia é conhecer a história do “Farol do Jaguaré”, monumento construído no alto das “barrancas’ do Rio Pinheiros, em 1942, pelo engenheiro agrônomo Henrique Dumont Villares, sobrinho neto de Santos Dumont.

Próximo à confluência entre os rios Tietê e Pinheiros, o Jaguaré foi um dos primeiros loteamentos planejados de São Paulo. O ponto mais alto dessa região, junto às escarpas da calha do rio Pinheiros, foi o escolhido pelo próprio Dumont Villares para implantar o seu Mirante.

Muitos foram os usos previstos para ele: orientação da navegação aérea e fluvial, do então sinuosíssimo Rio Pinheiros, caixa d’água e relógio, que originalmente não estava previsto, mas foi o único a efetivar-se em 1942, quando o Farol do Jaguaré, como hoje ele é conhecido, foi inaugurado, se consolidando como verdadeiro marco urbano local.

Em 2004, o Farol foi tombado pelo
Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, mas, abandonado pelo poder público e, mesmo com o esforço heróico dos membros da SAJA – Sociedade Amigos do Jaguaré – que assumiu sua manutenção em parceria com a prefeitura, ele vem se deteriorando, o que, somado ao seu anonimato urbano, faz com que as visitas sejam cada vez mais escassas.

Hoje o Farol, ainda permanece como marco que reforça a identidade do bairro diante da metrópole em que hoje se mescla. Um símbolo que permite reconhecer o Jaguaré à distância, desde diversos pontos da região, mesmo do outro lado do rio. E por outro lado, um ponto privilegiado que permite, do alto de seus 28 m de altura, situar-se na cidade, vislumbrando um panorama de 360°, da Zona Oeste à Osasco, abrangendo importantes pontos como: a Cidade Universitária, uma espetacular vista da Raia Olímpica da USP, ligeiramente mais alta que o rio Pinheiros, o Cebolão e o Ceasa, o Pico do Jaguará e a Serra da Cantareira, o Espigão da Paulista, etc.

Conhecer e preservar esse espaço é imprescindível. Essa ação é fundamental para a revitalização de toda a área, pois como disse o arquiteto italiano Aldo Rossi, uma cidade é feita de 'lugares', e não apenas de espaços físicos; lugares permitem, favorecem o encontro e as relações entre todos os cidadãos; viram marco na paisagem urbana e presença na memória afetiva da coletividade.

Quando: 12/09/2009 - das 11h00 às 13h00
Onde: Rua Salatiel de Campos, 121, Praça do Mirante do Relógio, Jaguaré, São Paulo, SP
Informações: arqtour@arqbacana.com.br / 11 3079 - 5373 / falar com Viviane
Investimento: R$20,00
Vagas: 40 vagas

OBS: O PASSEIO ACONTECEU HOJE, PORÉM O SITE SEMPRE TRAZ NOVOS PROJETOS. NÃO DEIXE DE DAR UMA OLHADA.

imagem: Leandro Bugni

Nenhum comentário:

Postar um comentário