MERCADO MUNICIPAL DE SÃO PAULO
Vir à São Paulo e não conhecer o Mercado Municipal é um dos 7 pecados do turista que vem à nossa cidade. E do morador também! Muita gente que mora em São Paulo nunca pisou no nosso mercado, talvez por achar que as coisas sejam caras (e algumas são bem salgadas!) ou por pura falta de tempo e interesse.
Se a sua situação é a primeira, colega, chame mais 2 amigos para te acompanhar e dividir um sanduíche de mortadela (R$7,00) e uma coca-cola. O sanduíche é a marca registrada do mercado!
Mas se você acha que não tem nada de interessante por lá, pode agendar uma visita monitorada e mudar esse conceito.
Sim! Uma visita.
Um grupo de estudantes da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo montou um roteiro que fala sobre todos os alimentos que são comercializados ali, além de passar pelo contexto histórico de criação e desenvolvimento do mercado.
COMIDA E HISTÓRIA
Erguido em 1933 as margens do rio Tamanduateí, o prédio do Mercadão foi projetado pelo escritório do arquiteto Francisco Ramos de Azevedo, responsável por outros marcos simbólicos da capital paulista. A obra substituiu o antigo mercado municipal que existia ali dede 1867. Porém, desde meados do século XVIII, aquela região já se consolidara como um importante centro de abastecimento de víveres para a cidade.
Os participantes da visita nutricional terão a oportunidade de conhecer mais sobre esse pedaço do passado paulistano através da exibição de um vídeo institucional sobre a história do Mercado no Espaço Gourmet e das observações feitas por uma aluna do curso de turismo da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo durante o passeio.
As visitas são as terças, quartas e quintas, sempre às 9 horas, e terão duração de uma hora e meia, aproximadamente. Os interessados podem se inscrever através do telefone (11) 3313-7456. Os grupos contarão com, no máximo, 15 pessoas. O mercado fica na Rua Cantareira, 306. O ponto de encontro é no espaço gourme.
E como você já vai estar pela região central, vale à pena dar uma passadinha no MUSEU CATAVENTO.
Ele fica no Palácio das Indústrias, onde já funcionou até a Prefeitura da cidade. O museu tem um acervo totalmente interativo. Então é só curtição, porque você aperta botãozinho e seu cabelo sobe, faz bolhas de sabão com você dentro dela... coisas que só se entende indo até lá! Tem até um passeio pelo sistema digestório, e sim: Você sai pelo bumbum!
Onde: Parque Dom Pedro II
Quanto: R$ 6,00 (Estudantes e idosos pagam meia entrada)
Quando: De terça à domingo, das 9:00 às 17:00 horas. Porém a bilheteria só funciona até às 16:00 horas.
Mais informações no site Catavento Cultural


Nenhum comentário:
Postar um comentário